UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA

Publicado em 01.07.2019

Esta temática é trabalhada como prioritária nas ações propostas pelo Laboratório de Empreendedorismo - LEMPI

Segue artigo publicado na News do Grupo Montevideo - AUGM

UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA
As universidades representam o link importante entre a criação de negócios e crescimento da economia. Num nível regional possuem o conhecimento e se caracterizam como ambiente seminal para o incentivo, o acompanhamento e a educação de potenciais empreendedores. As instituições de ensino detêm a capacidade para responder aos desafios da criação de iniciativas inovadoras, mas nem todas desenvolvem a cultura empreendedora e o interesse em favorecer a geração de negócios empreendedores. O incentivo à atividade do empreendedorismo nas universidades está diretamente relacionado com o crescimento da competitividade, geração de empregos, aumento de renda, inovação e mobilidade econômica e social. O presente trabalho descreve o conceito moderno de Universidade Empreendedora que integra os vários componentes do ecossistema empreendedor.
O entendimento do papel da universidade em não só estimular, mas especialmente, dar apoio e capacitação às iniciativas empreendedoras, integrando as forças do ecossistema empreendedor. Este novo paradigma passa a ser um desafio e uma demanda crescente para as universidades, particularmente as integrantes do Grupo Montevidéu.
A proposta de Universidades Empreendedoras vai além da promoção de educação empreendedora no seu entendimento tradicional. Abriga ideias e projetos inovadores embrionários, candidatos a se transformar em negócios e empresas. Provê também orientação para o desenvolvimento de negócios (identificação de oportunidades, elaboração de planos de negócios, elaboração de planos de marketing, elaboração de projetos para atração de recursos financeiros, etc.). Historicamente podem-se destacar três momentos de revolução acadêmica em que o primeiro trata da incorporação da pesquisa associada ao ensino; o segundo do papel de gerar tecnologias e conhecimento para a formação de novos negócios e o terceiro passa a ser o incentivo ao empreendedorismo na academia. O fomento à criação e participação em parques de alta tecnologia é cada vez mais frequente no ambiente universitário. Isto promove a inserção de jovens empreendedores no ambiente da inovação e gera crescimento econômico.
A universidade empreendedora adiciona ao ensino esforços planejados e estruturados de apoio às iniciativas internas de novos negócios, assim como proporciona a integração do ecossistema empreendedor em prol dessas iniciativas. Em suma, colabora com a inserção da academia no processo de desenvolvimento regional. Entre os esforços se destacam a valorização e ressignificação da extensão universitária, o desenvolvimento de núcleos de apoio ao empreendedorismo, a parceria institucional e de transferência tecnológica com parques tecnológicos, agências de fomento, incubadoras, institutos de pesquisa e outros organismos do ecossistema.